MARATONA 32Km

Maratona de 30 Km no São Jorge de Ponta a Ponta na Ilha de São Jorge nos Açores.

Trata-se da meia travessia longitudinal a pé da ilha de São Jorge, com uma extensão de 32 Km. Tem ínicio na Freguesia de Norte Pequeno a 467m de ltitude, passando no ponto mais alto  do percurso a 741m altitude e termina na Ponta do Topo (farol do Topo) a 18m altitude.

O percurso está dividido em 4 etapas, com os respetivos postos de control e abastecimentos, sendo composto por 100 %  em asfalto, com um ganho de altitude total de 485 metros. 

REGULAMENTO
CLASSIFICAÇÃO
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
O QUE LEVAR?
REGULAMENTO

REGULAMENTO CAMINHADA

1 - APRESENTAÇÃO

O "São Jorge de Ponta a Ponta" - Maratona, tem uma extensão de 32 Km e consiste na travessia longitudinal da Ilha de São Jorge - Açores. O percurso é realizado em alcatrão. Terá início na Freguesia de Norte Pequeno, na parte Central (Costa Norte) da ilha  e com final na Ponta do Topo na parte Este da ilha (Farol do Topo).

2 - CAMINHADA

Na modalidade de Maratona só poderão participar indivíduos com mais de 16 anos, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços intensos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas. A Maratona para além da parte lúdica não tem carácter competitivo, destina-se a todos os indivíduos masculinos e femininos, cuja condição física o permita. A responsabilidade da participação na Maratona de crianças e jovens até aos 18 anos, é da inteira responsabilidade dos pais, declinando a organização qualquer responsabilidade em termos de seguro em acidentes ocorridos.

3 - CONDIÇÕES FÍSICAS

Para participar é indispensável estar consciente da distância e dificuldades específicas da caminhada, do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente. De haver adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em caminhadas de longa distância que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de eventos, nomeadamente: conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (vento, nevoeiro, chuva, etc.); Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

4 - ESCALÕES

A caminhada, destinam-se a todos os participantes, em representação individual ou colectiva (Clubes, Escolas, Associações desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito do evento, tendo os seguintes escalões: Femininos e Masculinos.

5 - SEGUROS

Todos os participantes serão assegurados por um seguro de responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais.

6 - INSCRIÇÕES

As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do site da site do Evento, num formulário existente para o efeito e efectivadas com o devido pagamento. Assuntos relacionados com as inscrições para info@pontaaponta.pt.

Outras Condições

- As inscrições só serão consideradas validas após pagamento .

- As inscrições sem meio de pagamento ou efectuadas depois das datas referidas não serão aceites.

- Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas. Só serão aceites retificações até 10 dias antes do evento.

 

Nota importante: Não serão devolvidas taxas de inscrição, no entanto permite-se a troca de dados do atleta, desde que devidamente comunicadas até 10 dias antes do evento.

7 - SECRETARIADO

O Secretariado funcionará das 18h.00 às 22h no dia anteriro à prova em local a indicar préviamente pela organização.

8 - SEGURANÇA

É obrigatório durante todo o evento que cada participante tenha sempre consigo:

- Corta Vento;

- Água - garrafa ou cantil de 1,5 L, para abastecer ao longo do percurso;

- Lanterna;

- Telemóvel;

- Manta de Sobrevivência;

- Copo para abastecimento.

 

A organização em função das previsões meteorológicas poderá alterar o equipamento obrigatório.

A Caminhada será em sistema de open-road, o participante é responsável pela passagem nas estradas, cumprindo as regras do código da estrada.

No dorsal de cada participante, serão indicados números de telefone a serem usados em caso necessário.

Não será permitido o estacionamento de viaturas na zona de partida e chegada devidamente balizadas .

À organização reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos participantes.

9 - SANÇÕES

O participante compromete-se a respeitar as indicações dos membros da organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.

Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve ao longo de todo o percurso o seu dorsal e não respeite as indicações da organização.

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado .

10 - CLASSIFICAÇÕES

As classificações, serão realizadas no controlo final de passagem.

Ao longo do percurso existirão postos de controlo.

Os participantes terão que parar a fim de ser registado o controlo no seu dorsal, bem como devem respeitar a ordem de chegada ao controlo.

As classificações da Maratona serão feitas individualmente e na geral (femininos e masculinos).

As classificações finais serão realizadas através do tempo de chegada.

11 - PRÉMIOS

A cerimonias de entrega de prémios será realizada logo à chegada dos 3 primeiros classificados de cada próva.

Apenas serão entregues prémios dos atletas a terceiros, em caso de ausência devidamente justificada, a um representante indicado atempadamente.

 

Na Caminhada, serão atribuídos:

- Medalhas aos 3 primeiros classificados da geral Feminina e Masculina.

12 - ABASTECIMENTOS

Ao longo do percurso haverá 4 postos de abastecimento, com fruta, água e snaks.

13 - ECO RESPOSABILIDADE

O participante é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Géis, Barras, etc., no sua própria Mochila, CamelBak ou Cinto, e depositá-lo nos locais próprios junto à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural (muros, plantações, sinalética, marcações, etc.) ao longo do percurso.

14 - ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

O presente regulamento segue as boas normas e recomendações. O facto de os participantes efectuarem o acto de inscrição no evento pressupõe a total aceitação do presente Regulamento. O mesmo pode ser alterado mediante aditamento.

15 - DIREITOS DE IMAGEM

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do participante para a promoção e difusão do evento em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do participante, a receber qualquer compensação económica.

16 - CASOS OMISSOS

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso.

 

Aventour  Azores Adventures

Calheta, 11 de Dezembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
O QUE LEVAR?
PROGRAMA EVENTO
INSCRIÇÃO
ALOJAMENTO
VIAGENS
PROGRAMA EVENTO

PROGRAMA PONTA A PONTA 2025

 

Dia 25 de Abril 2025

19h00 - Abertura do secretariado (Casa Museu Cunha da Silveira);

22h00 - Fecho Secretariado.

 

Dia 26 de Abril 2025

PROVAS LONGAS

05h00 - Concentração dos Atletas das provas longas no cais da Vila de Calheta;

05h00 - Saída dos transportes da Vila de Calheta para a Ponta de Rosais;

05h15 - Concentração dos Atletas das provas longas na Igreja da Vila de Velas;

05h30 - Saída dos transportes da Vila de Velas para a Ponta de Rosais;

06h00 - Briefing;

06h15 - PARTIDA das provas longas (Farol da Ponta dos Rosais):

                                                                                                                              - ULTRA CAMINHADA 64 Km

                                                                                                                              - ULTRA MARATONA 64 Km

                                                                                                                              - ULTRA TRAIL 80 Km

                                                                                                                              - ESTAFETA 2X35 Km (1º segmento)

                                                                                                                              - BTT MTB e BTT - E-BIKE 90 Km.

PROVAS CURTAS

08h00 - Concentração dos Atletas das provas curtas na Igreja da Vila de Velas;

08h15 - Saída dos transportes da Vila de Velas para a Freguesia de Norte Pequeno;

              - Concentração dos Atletas das provas curtas no cais da Vila de Calheta;

08h30 - Saída dos transportes da Vila de Calheta para a Freguesia de Norte Pequenos;

06h15 - PARTIDA das provas curtas (Freguesia de Norte Pequeno):

                                                                                                                              - CAMINHADA 32 Km

                                                                                                                              - MARATONA 32 Km

                                                                                                                              - TRAIL 40 Km

                                                                                                                              - ESTAFETA 2X35 Km (2º segmento).

16h30 - Concentração dos Atletas da prova TRAIL KIDS (Junto ao império da Vila do Topo);

16h45 - Briefing;

17h00 - Partida do TRAIL KIDS 1,5 Km (Junto Império da Vila do Topo);

 

FINAL DE TODAS AS PROVAS (Pontinha - Topo).

 

Transportes do evento, para o regresso ao ponto de concentração: Cais da Vila de Calheta e Igreja da Vila de Velas.

 

INSCRIÇÃO
ALOJAMENTO
VIAGENS