CAMINHADA 32Km

Caminhada de 32Km no São Jorge de Ponta a Ponta na Ilha de São Jorge nos Açores.

Trata-se da travessia longitudinal a pé da ilha de São Jorge, com uma extensão de 32 Km. Tem ínicio na Freguesia de Norte Pequeno a 467m de ltitude, passando no ponto mais alto  do percurso a 741m altitude e termina na Ponta do Topo (farol do Topo) a 18m altitude.

O percurso está dividido em 4 etapas, com os respetivos postos de control e abastecimentos, sendo composto por 100 %  em asfalto, com um ganho de altitude total de 485 metros. 

REGULAMENTO
CLASSIFICAÇÃO
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
O QUE LEVAR?
REGULAMENTO

REGULAMENTO CAMINHADA

1 - APRESENTAÇÃO

O "São Jorge de Ponta a Ponta" - Caminhada, tem uma extensão de 32 Km e consiste na travessia longitudinal da Ilha de São Jorge - Açores. O percurso é realizado em alcatrão. Terá início na Freguesia de Norte Pequen, na parte Central (Costa Norte) da ilha  e com final na Ponta do Topo na parte Este da ilha (Farol do Topo).

2 - CAMINHADA

Na modalidade de Caminhada só poderão participar indivíduos com mais de 16 anos, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços intensos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas. A caminhada para além da parte lúdica não tem carácter competitivo, destina-se a todos os indivíduos masculinos e femininos, cuja condição física o permita. A responsabilidade da participação na caminhada de crianças e jovens até aos 18 anos, é da inteira responsabilidade dos pais, declinando a organização qualquer responsabilidade em termos de seguro em acidentes ocorridos.

3 - CONDIÇÕES FÍSICAS

Para participar é indispensável estar consciente da distância e dificuldades específicas da caminhada, do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente. De haver adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em caminhadas de longa distância que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de eventos, nomeadamente: conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (vento, nevoeiro, chuva, etc.); Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

4 - ESCALÕES

A caminhada, destinam-se a todos os participantes, em representação individual ou colectiva (Clubes, Escolas, Associações desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito do evento, tendo os seguintes escalões: Femininos e Masculinos.

5 - SEGUROS

Todos os participantes serão assegurados por um seguro de responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais.

6 - INSCRIÇÕES

As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do site da site do Evento, num formulário existente para o efeito e efectivadas com o devido pagamento. Assuntos relacionados com as inscrições para info@pontaaponta.pt.

Taxa de inscrição nesta modalidade:

- de 1 a 31 de Dezembro - 55€;

- de 1 a 31 de Janeiro - 65€.

Outras Condições

- As inscrições só serão consideradas validas após pagamento .

- As inscrições sem meio de pagamento ou efectuadas depois das datas referidas não serão aceites.

- Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas. Só serão aceites retificações até 10 dias antes do evento.

 

Nota importante: Não serão devolvidas taxas de inscrição, no entanto permite-se a troca de dados do atleta, desde que devidamente comunicadas até 10 dias antes do evento.

7 - SECRETARIADO

O Secretariado funcionará das 18h.00 às 22h no dia anteriro à prova em local a indicar préviamente pela organização.

8 - SEGURANÇA

É obrigatório durante todo o evento que cada participante tenha sempre consigo:

- Corta Vento;

- Água - garrafa ou cantil de 1,5 L, para abastecer ao longo do percurso;

- Lanterna;

- Telemóvel;

- Manta de Sobrevivência;

- Copo para abastecimento;

- Colete Refletor (oferecido pela organização).

 

A organização em função das previsões meteorológicas poderá alterar o equipamento obrigatório.

A Caminhada será em sistema de open-road, o participante é responsável pela passagem nas estradas, cumprindo as regras do código da estrada.

No dorsal de cada participante, serão indicados números de telefone a serem usados em caso necessário.

Não será permitido o estacionamento de viaturas na zona de partida e chegada devidamente balizadas .

À organização reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos participantes.

9 - SANÇÕES

O participante compromete-se a respeitar as indicações dos membros da organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.

Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve ao longo de todo o percurso o seu dorsal e não respeite as indicações da organização.

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado .

10 - CLASSIFICAÇÕES

As classificações, serão realizadas no controlo final de passagem.

Ao longo do percurso existirão postos de controlo.

Os participantes terão que parar a fim de ser registado o controlo no seu dorsal, bem como devem respeitar a ordem de chegada ao controlo.

As classificações da Caminhada serão feitas individualmente e na geral (femininos e masculinos).

As classificações finais serão realizadas através do tempo de chegada.

11 - PRÉMIOS

A cerimonias de entrega de prémios será realizada logo à chegada dos 3 primeiros classificados de cada próva.

Apenas serão entregues prémios dos atletas a terceiros, em caso de ausência devidamente justificada, a um representante indicado atempadamente.

 

Na Caminhada, serão atribuídos:

- Certificado de participação e recordação do evento a todos os participantes;

- Medalhas aos 3 primeiros classificados da geral Feminina e Masculina.

12 - ABASTECIMENTOS

Ao longo do percurso haverá 4 postos de abastecimento, com fruta, água e snaks.

13 - ECO RESPOSABILIDADE

O participante é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Géis, Barras, etc., no sua própria Mochila, CamelBak ou Cinto, e depositá-lo nos locais próprios junto à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural (muros, plantações, sinalética, marcações, etc.) ao longo do percurso.

14 - ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

O presente regulamento segue as boas normas e recomendações. O facto de os participantes efectuarem o acto de inscrição no evento pressupõe a total aceitação do presente Regulamento. O mesmo pode ser alterado mediante aditamento.

15 - DIREITOS DE IMAGEM

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do participante para a promoção e difusão do evento em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do participante, a receber qualquer compensação económica.

16 - CASOS OMISSOS

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso.

 

Aventour  Azores Adventures

Calheta, 11 de Dezembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
O QUE LEVAR?
PROGRAMA EVENTO
INSCRIÇÃO
ALOJAMENTO
VIAGENS
PROGRAMA EVENTO
INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO

Taxa de inscrição nesta modalidade:

- de 1 a 31 de Dezembro - 55€;

- de 1 a 31 de Janeiro - 65€.

Incluído na inscrição:

- T-Shirt do evento;

- Recordação de participação no evento;

- Abastecimentos;

- Seguro de atividade;

- Toda a logística inerente ao evento;

- Colete refletor;

- Transferes;

- Assistência médica durante o evento;

- Lanche Final de Prova.

 

ALOJAMENTO
VIAGENS