BTT REGULAMENTO

1 - APRESENTAÇÃO

O "São Jorge de Ponta a Ponta" - BTT, tem uma extensão de 110 Km e consiste na travessia longitudinal da Ilha de São Jorge - Açores. O percurso é realizado em terreno misto de alcatrão, terra batida e por trilhos pedestres. Terá início na Ponta dos Rosais, na parte Oeste da ilha (Farol dos Rosais) e com final na Ponta do Topo na parte Este da ilha (Farol do Topo).

2 - ULTRA TRAIL

Na modalidade de BTT, só poderão participar atletas com idade mínima de 15 anos, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços intensos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas. O BTT  tem carater competitivo, destina-se a todos os indivíduos masculinos e femininos, cuja condição física o permita.

3 - CONDIÇÕES FÍSICAS

Para participar é indispensável estar consciente da distância e dificuldades específicas desta prova de BTT, do desnível positivo e negativo da mesma e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente. De haver adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em caminhadas de longa distância que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de eventos, nomeadamente: conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (vento, nevoeiro, chuva, etc.). Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

4 - ESCALÕES

O BTT, destinam-se a todos os atletas, em representação individual ou colectiva (Clubes, Escolas, Associações desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito do evento, tendo os seguintes escalões: Femininos e Masculinos.

 

5 - SEGUROS

Todos os participantes serão assegurados por um seguro de responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais.

6 - INSCRIÇÕES

As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do site da site do Evento (www.pontaaponta.pt), num formulário existente para o efeito e efectivadas com o devido pagamento. Assuntos relacionados com as inscrições para info@pontaaponta.pt.

 

Taxas de Inscrição

Valor da inscrição é de 50 Euros.

No BTT o valor de inscrição inclui: Seguro de acidentes pessoais, t-shirt do evento, certificado de participação, recordação de participação no evento, abastecimentos, seguro de atividade, toda a logística inerente ao evento, colete refletor, transferes, assistência médica durante o evento e almoço convívio.

 

Outras Condições

- As inscrições só serão consideradas validas após pagamento .

- As inscrições sem meio de pagamento ou efectuadas depois das datas referidas não serão aceites.

- Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritos, entretanto publicadas. Só serão aceites retificações até 10 dias antes do evento.

 

Nota importante: Não serão devolvidas taxas de inscrição, no entanto permite-se a troca de dados do atleta, desde que devidamente comunicadas até 10 dias antes do evento.

7 - SECRETARIADO

O Secretariado funcionará das 18h.00 às 21h do dia 01 de Maio de 2020. O secretariado será no Auditório Municipal da Vila das Velas, na ilha de São Jorge - Açores.

8 - SEGURANÇA

Obrigatório durante o evento que cada participante tenha sempre consigo:

- Capacete;

- Luvas;

- Corta Vento;

- Água - garrafa ou cantil de 1,5 L, para abastecer ao longo do percurso;

- Lanterna;

- Telemóvel;

- Manta de Sobrevivência.

 

É obrigatório o uso do capacete. Será inviabilizado o controle zero a quem não se apresentar com o capacete, bem como o respectivo dorsal.

 

A organização em função das previsões meteorológicas poderá alterar o equipamento obrigatório.

O BTT, será em sistema de open-road, o participante é responsável pela passagem nas estradas, cumprindo as regras do código da estrada.

No Cartão de Control de cada participante, serão indicados números de telefone a serem usados em caso necessário.

Não será permitido o estacionamento de viaturas na zona de partida e chegada devidamente balizadas .

À organização reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos participantes.

9 - SANÇÕES

O participante compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.

Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve ao longo de todo o percurso o Cartão de Control e não respeite as indicações da organização.

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado .

10 - CLASSIFICAÇÕES

As classificações, serão realizadas através de controlo final de passagem.

Ao longo do percurso existirão postos de controlo.

Os participantes terão que parar a fim de ser registado o controlo no seu dorsal, bem como devem respeitar a ordem de chegada ao controlo.

As classificações do BTT serão feitas individualmente na geral (femininos e masculinos).

As classificações finais serão realizadas através do tempo de chegada.

11 - PRÉMIOS

A cerimonias de entrega de prémios será realizada no almoço convívio no dia 03 de Maio 2020, pelas 12h:30 -  Calheta (local a difinir).

Apenas serão entregues prémios aos atletas premiados presentes na respectiva cerimónia, ou em caso de ausência devidamente justificada, a um seu representante indicado atempadamente.


No BTT, serão atribuídos:

- Certificado de participação e recordação do evento a todos os participantes;

- Troféu aos 3 primeiros classificados da geral Feminina e Masculina.

12 - ABASTECIMENTOS

Ao longo do percurso haverá 8 postos de abastecimento, com fruta, água e snaks.

13 - ECO RESPOSABILIDADE

O participante é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Géis, Barras, etc., no sua própria Mochila, CamelBak ou Cinto, e depositá-lo nos locais próprios junto à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural (muros, plantações, sinalética, marcações, etc.) ao longo do percurso.

14 - ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

O presente regulamento segue as boas normas e recomendações. O facto de os participantes efectuarem o acto de inscrição no evento pressupõe a total aceitação do presente Regulamento. O mesmo pode ser alterado mediante aditamento.

15 - DIREITOS DE IMAGEM

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do participante para a promoção e difusão do evento em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do participante, a receber qualquer compensação económica.

16 - CASOS OMISSOS

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso.


Aventour - Azores Adventures

Calheta, 10 de Janeiro de 2018