São Jorge de PONTA A PONTA
São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA São Jorge de PONTA A PONTA
Ilha de São Jorge
 
Onde estamos
A Ilha de São Jorge está situada em pleno coração do Arquipélago dos Açores, (Região Autónoma dos Açores - República Portuguesa), a 28 graus 33' de longitude Oeste e 38 graus 24' de latitude Norte, a 40 milhas a Sul da Graciosa, 20 milhas a Norte do Pico e 30 milhas a Leste do Faial. Considerada uma das ilhas mais verdes dos Açores, S. Jorge está povoada, aqui e além, de castanheiros, faias, pinheiros, eucaliptos e acácias, que se misturam com os vestígios da floresta laurissilva existente antes do povoamento. O cedro e a urze são relíquias da vegetação existente no Sul da Europa e no Norte de África há mais de 15 milhões de anos. A Base da Aventour situa-se na Vila da Calheta, com uma loja na Vila das Velas. Poderá encontrar as nossas informações em todos os Postos de Turismo da Região e Quiosques da ART, nos hotéis e Residenciais da ilha de S. Jorge. Mapa Açores
 
Ilha de São Jorge

O descobrimento e povoamento da ilha estão envoltos em mistério. A primeira referência a São Jorge data de 1439 e sabe-se que, cerca de 1470, quando já existiam núcleos de colonos nas costas oeste e sul e a povoação de Velas fora fundada, veio para a ilha o nobre flamengo Wilhelm Van der Haegen, que, no Topo, criou uma povoação onde veio a morrer, com fama de grandes virtudes, já com o seu nome traduzido para Guilherme da Silveira.

Rápido deve ter sido o povoamento da ilha, com gentes vindas do Norte do continente, bem como a sua prosperidade, pois a sua capitania era doada, em 1483, a João Vaz Corte Real, donatário de Angra, na Terceira, e Velas recebia foral de vila antes do final do séc. XV. Topo era sede de concelho em 1510 e Calheta em 1534, demonstrando a vitalidade de uma economia que, além da vinha e do trigo, tinha no cultivo do pastel e na colheita da urzela, exportados para a Flandres e outros países da Europa, e usados na tinturaria, as suas principais produções.

A crise dinástica provocada pela subida ao trono de Portugal do rei Filipe II de Espanha teve os seus reflexos em São Jorge, que, como a ilha Terceira, tomou o partido do pretendente D. António, Prior do Crato, só vindo a capitular frente aos espanhóis após a queda da Terceira, em 1583. Segue-se um período de séculos em que a ilha se mantém quase isolada, o que se deve atribuir ao abrigo precário que os seus portos ofereciam aos navios, à sua limitada importância económica Mesmo assim é sujeita a ataques de corsários ingleses e franceses durante os séc. XVI e XVII e às devastadoras razias dos piratas turcos e argelinos. No final do séc. XVI, uma secção da esquadra sob o comando do conde Essex desembarca na enseada da Calheta.

Para a repelir os habitantes arremessam pesadas pedras - únicas armas de que dispunham - e um soldado chamado Simão Gato, enfrenta o oficial da força inimiga, derruba-o e arranca-lhe a bandeira. No séc. XVIII, o corsário francês Du-Gnay-Trouin pilha São Jorge e, no ano de 1816, um corsário argelino que procurava apoderar-se de um navio mercante, é rechaçado pelos tiros da fortaleza da Calheta. Outras calamidades afligem São Jorge. São as privações e crises de alimentos em maus anos de colheita, desde o séc. XVI ao séc. XIX, os sismos e erupções vulcânicas de 1580, 1757 e 1808 .
O isolamento do passado tem vindo a ser quebrado com as obras realizadas nos dois principais portos - Velas e Calheta - e o aeroporto, abrindo a São Jorge novos horizontes de prosperidade e progresso, para o que conta com a integral utilização dos seus recursos naturais, a expansão da pecuária e dos lacticínios, da pesca e da indústria de conservas.

 
São Jorge de Ponta a Ponta
 
 
APOIOS
  © 2017 Aventour - Azores Adventures  
 
Facebook Aventour - Azores Adventures Azorean Way - Rent a Car Rádio Lumena Açores Pousadas da Juventude dos Açores Açores Hotel Soares Neto Mar azores Alojamento Local - Casa do Alambuique Viver Viagens JORGEBLOCO Vila da Calheta - São Jorge - Açores Vila das Velas, Ilha de São Jorge - Açores